Resumo

Este trabalho trata do projeto Mobiufal, desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (NAC) para dar apoio à mobilidade do estudante com deficiência no campus. Nessa perspectiva, teve como objetivo evidenciar o projeto Mobiufal como ferramenta para contribuição do processo inclusivo dos estudantes com deficiência na universidade. Na produção dos dados foi consultado registros dos atendimentos realizados e fotos das oficinas de orientação e mobilidade, oferecidas pelo NAC aos estudantes colaboradores. Na análise foram destacados elementos que contemplaram o Mobiufal. Os resultados revelaram que o desenvolvimento do projeto Mobiufal engloba diversos elementos: Oficinas teórico-práticas interativas de OM para prover conhecimentos básicos de OM aos acadêmicos colaboradores; Técnicas de OM para guia vidente que facilitaram a aprendizagem dos estudantes colaboradores na guiança dos estudantes com deficiência visual; Tecnologia Assistiva, posto que o Mobiufal, ferramenta que utiliza o recurso do WhatsApp, é notoriamente funcional; Interação promovida pelo Mobiufal através da interação dos envolvidos no processo, estudante com deficiência e estudante colaborador. Assim, pode-se afirmar que o Mobiufal, idealizado e implantado pelo NAC, se constitui numa ferramenta que contribui para a inclusão do estudante com deficiência na universidade.