Moda/indumentÁria em Culturas Juvenis: SÍmbolos de ComunicaÇÃo e FormaÇÃo de Identidades Corporais ProvisÓrias em Jovens do Ensino MÉdio.

Por: Antonio Galdino da Costa e .

Conexões - v.5 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender a comunicação nas culturas juvenis, expressa por meio dos símbolos da moda/indumentária e adereços no ambiente escolar, levando em conta as questões socioculturais dos alunos, seus diferentes grupos e culturas. Evidenciar a existência destes grupos nos espaços escolares parece ser de suma importância, para que assim a escola possa promover formas de interação e reconhecimento. O que a pesquisa aponta é a necessidade de a escola perceber o jovem como sujeito do seu cotidiano, inclusive o escolar, não se limitando a estipular normas, nem reconhecê-lo apenas no espaço/tempo das aulas, pois nos demais espaços escolares os jovens também comunicam suas identidades, constituem seus grupos e se reconhecem neles. Palavras-Chave: Moda/Indumentária; Culturas juvenis; Comunicação; Identidades corporais.

Endereço: http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v5n1/ArtigoGALDINO.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.