Modalidades Metodológicas em Pesquisa Científica, a Partir de Recortes da Experiência de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Atividade Física da Unicamp

Por: Carla Cristina Cuoco Léo.

Revista da Educação Física - UEM - v.21 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Esta comunicação apresenta e discute a experiência do Grupo de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Atividade Física, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, quanto a diferentes metodologias aplicadas em trabalhos científicos, a partir de projetos por ele desenvolvidos. Pretendeu-se oferecer, para cada modalidade metodológica analisada, fundamentações e singularizações que permitam compreender a conformação de sua identidade, assim como instrumento para tal ação. Os resultados são compostos por elementos qualitativos, apresentados em quadros padronizados, os quais situam as características básicas destas modalidades. São sugeridas questões norteadoras para discussões, por meio de instrumento elaborado. Tem-se que tal ferramenta é uma proposta de diagnóstico sobre o conteúdo de trabalhos científicos, assim como forma metodológico-didática de ensino de metodologia de pesquisa aplicada às ciências da Educação Física/Ciências do Esporte. Trata-se, portanto, de uma possibilidade de avanço em estudos de metodologia científica, principalmente quanto à possibilidade do uso de diferentes abordagens qualitativas e quantitativas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8683/5828

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.