Modelo Blended de Aprendizagem no Ensino Superior

Por: David Job Morales, Fredy Leonardo Morquecho Andrade, Heidi Marlen Marriott, Ingrid Karina Martinetti e Roberto Andrés Rojas Bajaña.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.23 - n.239 - 2018

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Resumo

Introdução: É realizada uma revisão do modelo “Blended learning”. Modelo educacional presencial com acompanhamento digital também conhecido como modelo de ensino misto ou combinado. Objetivo: Buscamos obter vantagens de trabalhar em plataformas virtuais, interação virtual, experimentação de recursos da Web 2.0, aplicando a metodologia PACIE no design da plataforma de aprendizado Edmodo EVA e Moodle: zero bloco, bloco acadêmico e bloco final para aprimorar a alfabetização Digital no ensino superior. Métodos: É estudada uma amostra de 101 alunos de 4 cadeiras de Cultura Física. Cultura Física I: 27; Cultura Física II: 21; Cultura Física III: 22 e Cultura Física IV: 31. Gênero masculino equivalente a 97,61% e feminino 2,38%. Cadeiras pertencentes ao estudo do grau de Engenharia Automotiva de um centro de Ensino Superior em Guayaquil-Equador. Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Aprendizado desenvolvido no semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, primeiras 8 semanas. Propõe-se a avaliação da média de desempenho das três ferramentas digitais selecionadas: Blog (portfólio virtual do aluno), Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “ Prezi e participação em fóruns destacados por rubricas de atividades. Resultados: A média das 3 ferramentas digitais nas primeiras 8 semanas, semestre de setembro de 2017 a janeiro de 2018, dos 4 assuntos: Fórum: 7,86 pontos, seguida pelo Prezi: 7,13 pontos e o Blog: 5,19 pontos o último com o menor desempenho acadêmico. Conclusão: É relevante promover a metodologia “aprenda fazendo ”no corpo docente das instituições como modelo de gestão, para aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas da Web 2. 0 e, assim, estar em pé de igualdade com o desenvolvimento de avanços tecnológicos, pedagógicos e comunicacionais.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/448

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