Modelo de Educação Esportiva: da Aprendizagem à Aplicação

Por: Cláudio Filipe Guerreiro Farias, Cristiana Helena de Assunção Bessa Pereira, Diana Ferreira Santos, Isabel Maria Ribeiro Mesquita, Ramiro José Rolim Marques e Rui Manuel Flores Araújo.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar a perceçãode estudantes de Educação Física sobre o valor educativo do Modelo de EducaçãoDesportiva (MED) pelo confronto entre a vivência do modelo enquanto alunos e comoprofessores estagiários. Participaram no estudo 16 estudantes do Mestrado em Ensino da Educação Física daFADEUP. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada e de resposta aberta após a validaçãode construção e de conteúdo. Os participantes percecionaram potencial elevadodo MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva de criançase jovens. Não obstante, as suas elevadas exigências, ao nível da organização egestão de alunos e atividades, foram reconhecidas pelos participantes nacondição de professores estagiários. A investigação futura deve se centrar naanálise do modo como os futuros professores aprendem a ensinar o currículo doMED, fornecendo indicadores para o domínio de prática e contribuindo para a eficáciapedagógica na sua implementação.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21177

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.