Modelo de Inclusão com Suporte da Escola Especial: Um Estudo de Caso da Rede Municipal de Suzano (sp)

Por: Edison Duarte, , Maria Luíza Tanure Alves e Marilene Ferreira de Lima Oliveira.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o modelo de ensino inclusivo adotado pelo município de Suzano (SP), baseado na articulação entre a escola regular e a escola especial. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e profissionais de uma instituição especial de ensino do município, a fim de coletar informações sobre o modelo de apoio pedagógico feito por meio de escolas especiais. Como resultado, o modelo de inclusão adotado se mostrou capaz de auxiliar no desenvolvimento integral do aluno com deficiência, ampliando, diversificando e melhorando o processo didático e procedimentos pedagógicos adequados aos alunos da rede regular com deficiência. No entanto, revelou-se insuficiente em sua proposta inclusiva, pois os entrevistados não observaram articulação entre o trabalho desenvolvido na escola regular e na escola especial.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2846

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.