Modelo Lúdico: Favorecendo o Brincar da Criança com Deficiência Física

Por: Livia Magalhães, Maria Madalena Moraes Santanna e Silvana Maria Blascovi Assis.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.16 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

a Avaliação do Comportamento Lúdico e a Entrevista Inicial com os Pais, instrumentos do Modelo Lúdico, são utilizadas para crianças com deficiência física no período pré-escolar, buscando garantir intervenções que possibilitem o acesso à atividade de brincar. O objetivo desse estudo foi relatar o processo da adaptação transcultural desses instrumentos. A Avaliação do Comportamento Lúdico abrange cinco domínios: interesse geral; interesses lúdicos; capacidades lúdicas; atitude lúdica e expressão das necessidades e sentimentos. A Entrevista Inicial com os Pais abrange perguntas sobre o comportamento lúdico da criança em casa e nos ambientes sociais. Esses instrumentos tornam-se uma ferramenta importante aos profissionais que utilizam o brincar em suas intervenções, possibilitando que as condutas de intervenção para a atividade do brincar tenham metas claras e que a eficácia dos procedimentos realizados possa ser avaliada.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/4965

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.