Modelo Para Análise do Nível de Dificuldade dos Exercícios de Impulso, Realizados no Solo, em Ginástica Olímpica.

Por: Sílvio Soares dos Santos.

147 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

A inexistência de um método de análise capaz de discriminar dentre vários exercícios realizados na Ginástica Olímpica (GO), aquele que apresenta maior dificuldade para sua execução consistia em uma limitação pedagógica para professores e treinadores dessa modalidade. Na tentativa de superar essa limitação, é que foi desenvolvido um modelo de análise, para se determinar dentre os vários exercícios existentes na GO, o grau de dificuldade daqueles realizados por impulso, no solo. Este modelo, utilizando conhecimentos principalmente das áreas de biomecânica, cinesiologia e pedagogia pode ser útil na melhoria do processo de ensino da GO. O modelo foi utilizado na análise de um exercício da família dos "überschlags" com o objetivo de demonstrar sua aplicabilidade e praticidade. Além de identificar as principais características espaciais do exercício bem como suas ações musculares físicas, que são fundamentais no processo ensino-aprendizagem, o modelo quantifica numa escala ordinal o grau de dificuldade do mesmo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=479&listaDetalhes%5B%5D=479&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.