Modelo Sport Education e Sua Perspectiva de Implementação no Brasil

Por: Mauro Henrique André e P. A. Hastie.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O modelo ‘Sport Education’ tem sido implementado com sucesso em aulas de educação física em diversas partes do mundo, mas não há registro de estudos no Brasil. O presente estudo tem por objetivo apresentar o modelo ‘Sport Education’ assim como analisar suas potencialidades e limitações para ser implementado no Brasil, colocando o PCN e a realidade brasileira como referências a serem consideradas.

Métodos e resultados:
O presente estudo compara as principais características do modelo ‘Sport Education’ (temporadas, afiliação, competição, recordes, festividade, climax de eventos) e os objectivos, conteúdos, papel do professor e avaliação da educação física segundo o PCN. O estudo aponta elementos em comum entre os dois documentos, destacando a capacidade do modelo ‘Sport Education’ em relacionar-se com a maioria dos objetivos propostos pelo PCN, tais como a participação de atividades corporais, respeito mútuo em práticas corporais, e a busca da soluçao de problemas de ordem corporal. Estes três objetivos demonstram a diversidade de ambos os documentos ao abordarem a educação física de modo plural, considerando o desenvolvimento do aluno como um todo (procedimental, atitudinal e conceitual).

Conclusão:
O modelo ‘Sport Education’ apresenta caracterísitcas em que estimula o aluno a adquirir uma postura autônoma em diversos conteúdos de práticas corporais. O modelo apresentase como uma alternativa a educação física brasileira, adequando-se aos elementos apontados pelo PCN. A realidade das escolas públicas brasileiras apresentam-se como um obstáculo a ser vencido para a implementação do modelo, entretando, propõe-se adaptações que permitam a adequação do modelo a nossa realidade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.