Modernidade e Cidade Espetáculo: o Alvorecer dos Grandes Eventos Esportivos Internacionais no Rio de Janeiro

Por: .

Revista do Arquivo Geral da Cidade Geral do Rio de Janeiro - n.13 - 2017

Send to Kindle


Resumo

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro se tornou o vibrante cenário de três grandes eventos esportivos internacionais, dentre os primeiros realizados em território nacional. Capital federal e maior centro industrial do Brasil de então, a cidade almeja seu lugar entre as metrópoles cosmopolitas do mundo. Neste sentido, as elites do Rio de Janeiro sustentam um projeto de modernidade que incluía paulatinamente a adoção da prática esportiva, e que tenta produzir todo um repertório de ações e representações que conformarão a imagem-síntese da “Cidade Maravilhosa” em construção. Como símbolo da nova nação, o Rio de Janeiro pretende ser uma cidade esportiva, não importando se a grande maioria da população estivesse excluída desses exercícios e do lazer a beira-mar. O que importa é que já estavam assentadas, no plano simbólico, as bases da futura cidade olímpica. 

Endereço: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/modernidade-e-cidade-espetaculo-o-alvorecer-dos-grandes-eventos-esportivos-internacionais-no-rio-de-janeiro/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.