Resumo

Introdução: O Ministério da Defesa instituiu o Projeto João do Pulo (PJP), sendo um dos núcleos piloto no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), para reabilitação de militares que adquiriram deficiência ao longo da carreira.

Objetivo: Examinar os efeitos de oito meses de PJP sobre a percepção de qualidade de vida (QV), valorização pessoal, integração social, benefícios auto percebidos, composição corporal e parâmetros bioquímicos sanguíneos do primeiro militar com deficiência aderente ao projeto.

Métodos: Estudo de caso experimental e longitudinal. Amostra: o primeiro militar a participar da proposta na íntegra do PJP, núcleo CCFEx. Primeira avaliação: WHOQOL-Bref, WHOQOL-Dis-PD, raio-X de dupla energia (DXA), hemograma completo, lipidograma e glicose. Após oito meses de treinamento físico-esportivo no PJP, repetiu-se a bateria de testes inicial e uma entrevista semiestruturada.

Resultados: Houve melhoria em valorização pessoal (+6,3%) e integração social (+9,8%), assim como na percepção da QV nos domínios físico (+17,8%), psicológico (+12,5%), relações sociais (+8,4%), nível de independência (+3,1%) e na faceta discriminação (+25%). Foram observados decréscimos nas facetas autonomia (-8,3%) e inclusão (-4,2%). A massa gorda reduziu (-26,8%) e a massa magra aumentou (+6,0%). Houve adequações no hematócrito e nos lipídios sanguíneos. O militar resumiu sua avaliação do projeto como “Mudança de vida”.

Conclusão: A participação do militar estudado no PJP promoveu melhoria em: percepção de valorização pessoal, integração social, qualidade de vida, composição corporal e parâmetros bioquímicos, demonstrando eficácia do projeto no militar com deficiência aderente ao PJP, núcleo CCFEx.

Acessar