Modificações Posturais Avaliação Postural Computadorizada em Crianças Portadoras de Sindrome de Down, Antes e Após a Pratica de Educação Fisica no Meio Liquido.

Por: Ana Isabel de Figueiredo Ferreira.

71 páginas. 1990 03/07/1990

Send to Kindle


Resumo

Este estudo buscou investigar os ângulos cifóticos e lordóticos em 10 crianças portadoras de Síndrome de Down, na faixa etária de 4 a 7 anos, matriculadas no Instituto de Educação Especial – ITARD, na cidade de Campinas, S.P., através da avaliação postural computadorizada, comparando as possíveis alterações a nível postural, decorrentes da prática de atividades físicas realizadas no meio líquido, após um período de 12 meses o grupo experimental foi composto por 6 individuos e ogrupo controle por 4 indivíduos. Os resultados, após comparação entre as fases inicial e final dos grupos experimental e controle, mostraram que houve uma estabilização no valor médio do ângulo cifótico nos indivíduos pertencentes ao grupo experimental e um aumento no valor médio do referido ângulo nos indivíduos pertencentes ao grupo controle. Quanto ao ângulo lordótico, os resultados evidenciaram no grupos experimental e controle, um aumento no valor médio deste ângulo sugerindo um aumento da lordose. O meio líquido foi escolhido para a realização dos exercícios por ser um local que favorece a recreação e a socialização. Considerou-se também, coincidindo com alguns autores, que os exercícios adequados em piscina possibilitam a criança respostas cognitivas aos estímulos dados, fortalecendo especialmente os músculos mais fracos. Concluiu-se que deva ser objeto de maiores estudos, pelas equipes interdisciplinares, a prevenção quanto à formação de uma postura inadequada nos indivíduos portadores de Síndrome de Down, para que os mesmos possam desfrutar de um bem estar, de uma vida útil e mais próxima aos indivíduos ditos "normais".

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1114&listaDetalhes%5B%5D=1114&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.