Resumo


A educação para e pelo lazer, através da interação com o espaço fundamentam este relato de experiência, o qual tem por objetivo descrever o processo de construção de uma “amarelinha”, em conjunto com alunos do Projeto Alcance Madre Ângela, localizado no Bairro Uberaba, em Curitiba - PR. Após diagnosticar que o local onde acontece este projeto estava “sem vida”, isto é, sem atrativos visuais que gerassem motivação para o brincar, propomos a construção coletiva de uma Amarelinha. Processo este composto por cinco fases. (1) Constatação do espaço pouco potencializado, sem vida. (2) Divisão em grupos, e criação de modelos diferenciados de amarelinhas. (3) Intervenção das professoras no sentido de criar alguns modelos com base nos desenhos dos grupos. (4) Votação do modelo escolhido e (5) Pintura da amarelinha. Após este processo verificamos que a realização de práticas lúdicas reflexivas e comprometidas, nos momentos de lazer, fundamentadas numa teoria, podem se tornar ferramentas eficazes na educação das crianças. Vale ressaltar também que a participação ativa das crianças no processo, desde o início até a conclusão, foi de extrema importância, pois elas também se tornaram agentes responsáveis por aquilo que desenvolveram, atribuindo muito mais significados às experiências que vivenciaram.
 

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