Modo de Uso dos Medicamentos de Portadores de Doenças Crônicas Acompanhados Pelas Equipes da Estratégia de Saúde da Família de Um Município Mineiro

Por: Douglas Cardoso Brandão, Elias de Sousa Tonelini, Glória Lúcia Alves Figueiredo, Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta, Ricardo Ferreira Nunes e Salvador Boccaletti Ramos.

Cinergis - v.18 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo


Objetivo: avaliar o modo de uso dos medicamentos prescritos aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), atendidos pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (EqSF), de um município mineiro. Método: trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, realizado com 34 famílias (52 indivíduos com DCNT). Os dados foram coletados por meio de entrevista domiciliar, através do aplicativo droidSURVEY, disponibilizado em tablets e dispositivos móveis de smartphones para armazenamento dos dados. Para a análise estatística utilizou-se o software R, versão 3.3.0. Resultados: nas visitas domiciliares, resultaram em 52 indivíduos portadores de DCNT, sendo 37% considerados não aderentes ao tratamento medicamentoso devido ao desacordo posológico. Desses, 19% usavam a medicação com a dose diferente da receita médica, 59% faziam uso dos medicamentos em horários distintos do prescrito, 22% relataram falta de entendimento da prescrição médica. Considerações finais: o modo de uso dos medicamentos prescritos foi avaliado como inadequado, assim, sugere-se às EqSF analisar as dificuldades encontradas e propor estratégias mais efetivas de incentivo à adesão ao tratamento. No entanto, o envolvimento entre a EqSF e os familiares no cuidado aos indivíduos portadores de DCNT é essencial para manutenção sistemática da terapia medicamentosa.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8140

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.