Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar como habilidades previamente adquiridas são utilizadas na aquisição de uma nova habilidade motora. Com base nos pressupostos teóricos foi possível estabelecer duas hipóteses: na primeira, a habilidade adquirida seria mantida na íntegra (manutenção da macro-estrutura) na nova habilidade, de acordo com a hipótese da modularização; na segunda, a habilidade adquirida seria parcialmente alterada na nova habilidade (alteração parcial da macro-estrutura) de acordo com a hipótese da adaptação estrutural. Uma tarefa matara envolvendo toques unimanuais a alvos espacialmente dispostos foi utilizada com diferentes disposições espaciais na tarefa mais complexa, com inserção de novos alvos à esquerda (GE) e à direita (GD). Para testar essas hipóteses foram conduzidos dois experimentos, com a ordem seqüencial dos toques prédeterminadas pelo próprio experimentador (experimento 1) e com a ordem seqüencial dos toques estabelecida pelo próprio participante (experimento 2). Nos dois experimentos a instrução aos participantes foi de tocar, o mais rápido possível, os alvos de forma seqüencial. Ambos experimentos consistiram de três etapas: fase de aquisição (aquisição da tarefa simples); teste de transferência (aquisição da tarefa complexa - tarefa simples mais a inclusão de dois novos alvos) e teste de retenção (tarefa complexa após 15 minutos ,sem prática). As medidas utilizadas foram divididas em três grupos: de desempenho global - número de tentativas erradas. tempo total de movimento; de macro-estrutura variabilidade do timing relativo, timing relativo de cada componente e variabilidade do timing relativo de cada componente; de micro-estrutura - variabilidade do tempo total de movimento, tempo de movimento de cada componente e variabilidade do ..• tempo de movimento de cada componente. Os resultados do experimento 1, quando analisada a unidade básica, apresentaram tanto indícios favoráveis à hipótese da modularização (GD) quanto da adaptação estrutural (GE). Esses resultados podem ser explicados pelo maior nível de perturbação a que a unidade básica foi submetida no GE. Um outro aspecto importante foi à constatação de que o grupo que reestruturou a unidade básica apresentou tanto melhores resultados de desempenho global na tarefa mais complexa como uma macro-estrutura mais consistente. No experimento 2, os participantes foram livres para estabelecer a seqüência de toques, isso levou a constituição de oito grupos (quatro grupos realizaram a inserção dos novos sensores à esquerda e outras quatro grupos realizaram à direita), definidos com base no padrão de seqüência de toques que cada participante realizou ao final da fase de aquisição. Os resultados do experimento 2 também apresentaram indicativos favoráveis às duas hipóteses, porém foi constatado que o grupo que alterou a estrutura da unidade básica (GD

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