Monitoramento da Carga de Treinamento e Recuperação em Jogadores de Voleibol Durante Uma Temporada.

Por: Danilo Reis Coimbra, Francisco Zacaron Werneck, , Renato Miranda e Thiago Seixas Duarte.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.25 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução

O monitoramento das cargas de treinamento junto com o estado de recuperação é importante na prevenção de adaptações indesejadas. Ainda é escasso o conhecimento dessas variáveis ao longo das temporadas de voleibol.

Objetivo

Monitorar e descrever a carga de treinamento e o estado de recuperação de atletas de voleibol ao longo de uma temporada competitiva.

Métodos

A amostra foi composta de 14 atletas profissionais de voleibol. Ao longo de toda a temporada, a carga de treinamento foi monitorada diariamente pelo método da PSE da sessão e o estado de recuperação foi monitorado pela TQR e QBE, no primeiro e último dia de treinamento da semana.

Resultados

Houve queda na carga de treino do Período Preparatório I para o Período Competitivo I (p = 0,03), seguida de aumento no Período Preparatório II (p < 0,001) e nova queda no Período Competitivo II (p = 0,01) e III (p = 0,003). Ocorreu redução significativa da TQR e QBE Pré para a TQR e QBE Pós em todos os mesociclos. Na TQR Pré houve queda do Período Preparatório II para o Período Competitivo II (p = 0,006), já na QBE Pré houve redução do Período Competitivo II para o Período Competitivo III (p=0,002) e na TQR Pós essa diminuição foi observada do Período Competitivo I para o Período Preparatório II (p = 0,03). Na QBE Pós observou-se aumento do Período Preparatório I para o Período Competitivo I (p = 0,002), seguido de queda no Período Preparatório II (p = 0,01).

Conclusão

As cargas apresentaram variação ao longo da temporada, juntamente com a recuperação, que variou em função das cargas e das características de cada período. Nível de evidência I; Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922019000300226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.