Monitoramento e Avaliação nas Intervenções de Atividade Física na Atenção Básica de Pernambuco

Por: Agostinho Gonçalves da Silva Júnior, Emmanuelly Correia Lemos, Juliana Rafaela Andrade da Silva, , Rildo de Souza Junior Wanderley e Simone José Santos.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.21 - n.5 - 2016

Send to Kindle


Resumo

monitoramento e avaliação (M&A) nas intervenções de atividade física (AF) desenvolvidas na Atenção Básica no estado de Pernambuco, Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo transversal em 104 municípios, recorrendo-se ao uso de questionários para coletar dados com gestores, profissionais e usuários das intervenções. Entre os gestores foram avaliadas as variáveis: presença e periodicidade das ações de M&A; participação de usuários e profissionais; utilização dos resultados do M&A no planejamento; tipo de instrumento utilizado; grau de importância atribuído; percepção de barreiras e do nível de competência técnica dos profissionais para realizar ações de M&A. Com os profissionais foram obtidos dados sobre o nível de conhecimento e a habilidade em M&A, enquanto os usuários referiram a frequência de participação nas ações de M&A. Dos 145 gestores avaliados, 82,4% informaram que realizavam M&A, sendo que essa proporção não apresentou diferença significativa entre os tipos de intervenções avaliadas. Apenas 47,6% dos gestores utilizavam os resultados do M&A no planejamento. Dos 481 profissionais, apenas 21,6% indicaram possuir nível de conhecimento alto ou muito alto sobre ações de M&A. Dos 942 usuários, 44% informaram que nunca participaram das ações de M&A da intervenção de AF. Apesar de a maioria dos gestores indicar que realizava ações de M&A, menos da metade utilizava os resultados do M&A para apoiar ações de planejamento. Ainda, pode-se observar baixa proporção de profissionais com níveis desejáveis de competência técnica para ações de M&A e reduzida participação dos usuários nessas ações.

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/6826/pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.