Monitorando o Treinamento Através do Wisconsin Upper Respiratory Symptom Survey -21 e Daily Analysis Of Life Demands In Athletes nas Versões em Língua Portuguesa

Por: Alexandre Moreira.

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Os instrumentos Wisconsin Upper Respiratory Symptom Survey (WURSS-21) e Daily Analysis of Life Demands in Athletes (DALDA) têm demonstrado eficácia e sensibilidade no monitoramento de sinais e sintomas de inflamação/infecção do trato respiratório superior (ITRS), e de alterações de fontes e sintomas de estresse, respectivamente, em atletas de diferentes modalidades. O objetivo deste estudo foi apresentar os instrumentos traduzidos para a língua portuguesa (os instrumentos foram submetidos ao método de tradução-tradução reversa) e, com dados obtidos em 15 jogadores de futsal de alto rendimento, durante 4 semanas de investigação, testar a versão pré-final de ambos os instrumentos. Os resultados sugerem a que o DALDA e o WURSS-21 são instrumentos práticos e úteis para o monitoramento do treinamento, e sinalizam para a efetividade da versão pré-final em português de ambos os instrumentos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5289/4004

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.