Resumo

A presente dissertação tem como proposta trabalhar com cinema e o ensino de história: com o cinema e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de história, frente a turmas de ensino médio. Mais especificamente com títulos comerciais e de apelo juvenil; filmes na maior parte conhecidos e apreciados pelo nosso público alvo. Pensamos que peças cinematográficas desse perfil podem ser trabalhadas paralelamente ao ensino de temas clássicos de história (obras e releituras de produções Renascentistas, desdobramentos da Revolução Industrial, temas de história antiga etc.). Trata-se, na verdade, de proposição ativa que visa a minimização de um gap pedagógico entre o mundo escolar e o mundo juvenil; entre o espaço educacional institucional e o espaço extra escolar. A ideia não é a de selecionar películas que abordem temas/períodos históricos e empregá-las como complemento, ilustração, fornecimento de ambientação temática e imagética. Isso já é feito, há algum tempo (e consiste em procedimento altamente válido, aliás). Não obstante, o que propomos são provocações interpretativas, com suporte analítico histórico, para filmes de apelo juvenil. Penso, aqui, na indicação da necessidade e conveniência da elaboração de “diálogos reflexivos com os conteúdos” do universo “não escolar, representado por diferentes linguagens (...) literatura, teatro, cinema”, sugeridos por Marcos Antonio Silva e Selva Guimarães (SILVA; FONSECA, 2010, p. 30-31). Nesse sentido, a película Meu namorado é um zumbi (Warm bodies, EUA, Jonathan Levine, 2013) é tomada como estudo de referência/exemplo. Por intermédio de um approach analítico que leva em conta texto, contexto e as especificidades da linguagem cinematográfica, estabelecemos três possibilidades para o emprego pedagógico dessa obra. Uma relativa aos vínculos explícitos com a obra Shakespeariana (Romeu e Julieta), outra sobre uma temática humanizante e, finalmente, sobre as possibilidades metafóricas que possam indicar a problematização de temas contemporâneos (desigualdades sociais, imigração etc). Por fim, com a elaboração de um guia pedagógico para o trabalho com filmes comerciais de apelo juvenil, indicamos a viabilidade (e os procedimentos básicos) de emprego semelhante para outras tantas obras com potencial educativo.

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