Mostra de Ginástica e Arte Corporal da Faefid: Descortinando Outros Significados na Formação Profissional

Por: Alice M. M. Mayer.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O Projeto de Iniciação Artística “Mostra de Ginástica e Arte Corporal da FAEFID” compreende a viabilização de um processo de criação e produção de trabalhos, sob a forma coreográfica ou através de painéis, nas áreas da ginástica/arte corporal, das lutas, dos jogos e na área desportiva. Tal processo é concretizado por alunos do curso de Educação Física e Desportos da UFJF, dentre atividades avaliativas ou expositivas de disciplinas e a partir de projetos acadêmicos no campo da pesquisa e da extensão universitária no mencionado curso. Visando, então, alocar estruturalmente os trabalhos acima mencionados, com o objetivo prioritário de divulgá-los à comunidade em geral, o projeto contempla a organização e produção, por parte de bolsistas, de uma Mostra, na qual são apresentadas as já referidas produções. As ações são desenvolvidas rumo à capacitação, instrumentalização e sensibilização dos indivíduos para a construção do conhecimento e para a intervenção nos processos sociais no campo da Educação Física formal e não-formal.Uma proposta de democratização do acesso ao movimento e diálogo expressivos tem se firmado e gerado outras perspectivas para o projeto como a do trabalho coletivo. A tentativa está em possibilitar que os indivíduos se expressem e manifestem seu potencial criativo de forma lúdica, a partir da construção coletiva, sem regras, padrões e normas socialmente delimitados, mas coletivamente descobertos e construídos; PRA FAZER E NÃO REPRODUZIR a história do movimento humano, a história de suas vidas, a evolução da Cultura Corporal!

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.