Motivação de Atletas Escolares dos VII Jogos da Amizade: Um Estudo com o Colégio Militar de Santa Maria, RS

Por: Cati Reckelberg Azambuja, Daniela Lopes dos Santos, Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Rafaella Righes Machado e Tatiane Minuzzi.

Cinergis - v.16 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A motivação é um processo intencional dirigido a uma meta e é determinada por fatores individuais, sociais, ambientais e culturais e definida por nível de autodeterminação resultando em três diferentes tipos: intrínseca, extrínseca e amotivação. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar o nível de motivação de atletas escolares, participantes dos VII Jogos da Amizade dos colégios militares do Brasil, 2013. Método: utilizou-se, como método de coleta de dados, a escala de motivação para o esporte (SMS-BR). Os resultados foram tabulados e tratados na forma de estatística descritiva. Resultados: os resultados mostraram que houve maior índice na motivação intrínseca (MI), sobretudo na dimensão regulação de experiências estimulantes (MI-EE). Considerações Finais: conclui-se, que a motivação dos atletas escolares que disputaram os Jogos da Amizade apresentaram bons níveis motivacionais e que, além da busca pelo melhor resultado, houve a satisfação em estar participando da atividade, de forma voluntária e prazerosa.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6356

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.