Motivação e Atividade Física: os Projetos de Extensão na Universidade

Por: Bruna Freitas Romero, Gabriela Kaiser Fullin Castanho e .

Pensar a Prática - v.20 - n.1 - 2017

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Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar os principais fatores que motivam alunos dos Projetos de Extensão da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas a praticarem atividade física. O instrumento utilizado foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), que abrange seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Foram avaliados 173 sujeitos, entre 18 e 40 anos, das diferentes modalidades oferecidas pelo projeto. Como resultado geral, verificou-se que a Saúde e o Prazer são os principais motivos para a prática da atividade física, seguidos pelo Controle do Estresse e Estética, Sociabilidade e Competitividade. Ressalta-se a importância de pesquisas assim tanto para a área da Educação Física em geral, quanto para aqueles que trabalham diretamente no oferecimento dessas atividades, pois possibilita a criação de estratégias que mantenham os alunos motivados para a prática de atividade física.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/44134

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