Resumo

O estabelecimento de atitudes disciplinares efetivas, no sistema educativo, é fundamental para assegurar o sucesso académico e providenciar um clima de aprendizagem seguro, como meio de possibilitar fins mais nobres, como a autoformação, autoestima e a auto-confiança. O objetivo deste trabalho foi o de analisar, para uma amostra constituída por 777 alunos de Educação Física (EF), a influência dos fatores motivacionais, antecedentes pessoais, socias e contextuais sobre as atitudes disciplinares dos estudantes do Ensino Básico e Secundário Público em Portugal. Através da análise do modelo de relações causais, os resultados mostraram que, independentemente da competência percebida, as conceções incrementais da aptidão atlética e a orientação para a tarefa mediados pelo clima motivacional percebido para a tarefa são fatores preditores favoráveis mais importantes na explicação do surgimento das atitudes disciplinares. Por outro lado, conforme hipotetizado, o clima motivacional percebido para a tarefa  desfavorece o surgimento da conduta indisciplinar do aluno. Por fim, a consistência dos resultados, similares a outros estudos produzidos, evidenciam a importância da criação de um clima motivacional orientado para a tarefa, nas aulas de Educação Física, de modo a que este proporcione uma aprendizagem ótima da Educação Física escolar.

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