Motivação no Handebol em Desportistas Iniciantes

Por: Izabel Cavalcanti Barros Lamenha.

116 páginas. 2003 12/12/2003

Send to Kindle


Resumo

A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha desse esporte, quais os objetivos em praticá-lo e os fatores estimuladores e desestimuladores no esporte citado, traçando o perfil motivacional das equipes. Foram sujeitos (N=38) desse estudo atletas de handebol de escolas do ensino privado (N=20) e público (N=18) de ambos os sexos, em uma capital nordestina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e uma Escala de Motivação para o Esporte. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste de Homogeneidade (X²) e pelo Teste de Correlação de Spearnan. Os resultados mostraram que se trata de atletas iniciantes, dos quais metade sofreram alguma influência na escolha do handebol, dentre eles, os amigos são os maiores influenciadores. O lazer foi o objetivo consensual entre os atletas de acordo com a prática do handebol. Os dados mostraram ainda que a hierarquia das variáveis estimulantes não é consistente de um grupo para outro, diferente da hierarquia das variáveis desestimuladoras, porém foram citados os campeonatos como principais estimuladores e as derrotas como desestimuladoras. De um modo geral, as equipes apresentaram um perfil motivacional específico, embora existissem pontos em comum. As escolas públicas indicaram mais motivação intrínseca, acontecendo o inverso com as escolas privadas, com atletas mais motivados extrinsecamente. Há necessidade de pesquisas de variáveis correlatas e comparativas.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=1287&listaDetalhes%5B%5D=1645&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.