Motivação Para o Aumento da Massa Muscular em Praticantes de Exercício Resistido

Por: André de Araújo Pinto, , érico Pereira Gomes Felden, Gaia Salvador Claumann, Juliana Araujo Klen, Maurício Job da Rosa e Robson Frank.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo


Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo no número de academias de ginástica e musculação, bem como de pessoas matriculadas nas mesmas e considerando o cenário mundial, o Brasil é um dos líderes nessa questão. O objetivo deste estudo foi analisar a motivação para o aumento da massa muscular em praticantes de exercício resistido. Participaram do estudo 103 praticantes de exercício resistido (54 homens e 49 mulheres), com média de idade de 28,2(5,6) anos, em academias dos municípios de Florianópolis e São José-SC. Foram coletados informações sobre o sexo e a idade dos participantes, sobre a prática de exercício resistido (frequência semanal, tempo de prática e objetivo da prática) e uso de suplementos alimentares. A motivação para o aumento da massa muscular foi avaliada pela Drive for Muscularity Scale (Escala de Busca pela Muscularidade). A pontuação média dos praticantes na Escala de Busca pela Muscularidade foi de 41,0(14,8) pontos (em uma escala com variação de 15 a 90 pontos). Os homens apresentaram maior motivação para o aumento da massa muscular comparados às mulheres. Os praticantes que apresentaram maior motivação para o aumento da massa muscular foram os homens mais jovens e que praticavam exercício resistido mais vezes na semana, e homens e mulheres que faziam uso de suplementos alimentares e que tinham como objetivo a hipertrofia muscular. Atenta-se para a necessidade de orientar os indivíduos mais motivados para o aumento da massa muscular sobre a maneira saudável e adequada de obterem o corpo desejado.
 

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/103

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.