Resumo

Este estudo teve como objectivo identificar o nível de motivação para o sucesso entre os alunos do departamento de reabilitação desportiva no seu conjunto e de acordo com as variáveis ​​de género, média acumulada e ano lectivo, bem como identificar as diferenças no nível de motivação para o sucesso entre os alunos do departamento de reabilitação esportiva de acordo com as variáveis ​​do estudo, e identificar a relação de correlação entre o nível de motivação para o sucesso e o desempenho acadêmico. A amostra do estudo foi composta por (124) estudantes do sexo masculino e feminino do departamento de reabilitação esportiva. O estudo utilizou a abordagem descritiva devido à sua compatibilidade com a natureza do estudo, onde o pesquisador utilizou um questionário desenvolvido pelo estudioso alemão (Ehlers, T) que visa medir o nível de motivação para o sucesso onde a escala era composta por 41 questões. A pesquisa utilizou os seguintes métodos estatísticos (médias, desvios padrão, teste t e análise de variância unidirecional). Os resultados revelaram que a motivação para o sucesso entre os estudantes do departamento de reabilitação desportiva foi muito elevada. Os resultados revelaram que não existem diferenças na motivação para o sucesso de acordo com as variáveis ​​de género e desempenho académico. Os resultados revelaram que existe uma relação positiva entre o nível de motivação para o sucesso e o desempenho académico entre os estudantes de reabilitação desportiva.