Motivação Para Prática Esportiva e Sua Relação com Características da Personalidade em Atletas de Esportes Olímpicos de Combate

Por: Christianne Tenório dos Santos.

64 páginas. 2015 31/08/2015

Send to Kindle


Resumo

Atualmente o crescimento no número de praticantes de esporte de combate, bem como a rotatividade entre modalidade é evidente. Portanto é importante investigar quais as reais motivações para a prática desse tipo de esporte. Adicionalmente identificar características de personalidade desses atletas também é importante, pois essa variável também pode exercer influência no desempenho durante uma competição. O presente estudo objetivou identificar as motivações para a prática esportiva, as principais características de personalidade e por fim, correlacionar as duas variáveis. Para isso foram avaliados 150 atletas de 4 modalidades de esportes de combate (Boxe, Luta Olímpica, Judô e Taekwondo) com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados dois instrumentos: Escala sobre Motivos para a Prática Esportiva (EMPE) e o modelo de Cinco Grandes Fatores da Personalidade (CGF). Os resultados obtidos demonstraram que as dimensões motivacionais que receberam maior pontuação foram saúde e técnica, apontando o quanto essas variáveis têm importância para atletas de esportes de combate. Quanto aos traços de personalidade, podemos afirmar que os atletas praticantes de esportes de combate possuem como característica de personalidade mais pontuada a Amabilidade. Por fim, correlacionando o tipo de motivação à prática esportiva aos traços de personalidade em atletas de esporte de combate, concluímos que não há correlação entre as variáveis estudadas.

Endereço: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4956

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.