Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas : Um Estudo com Praticantes em Academias de Ginástica de Porto Alegre.

Por: Carla Josefa Capozzoli.

2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Pesquisas sobre motivação, com indivíduos de diferentes faixas etárias e em variados contextos esportivos, têm recebido destaque na literatura relacionada ao esporte, notadamente aquela relacionada à Psicologia do Esporte. A questão central dessa pesquisa é avaliar diferentes dimensões motivacionais associadas à pratica regular de atividades físicas com praticantes em academias de ginástica do município de Porto Alegre/RS. Foram definidas seis dimensões motivacionais associadas à prática regular de atividade física: Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer. Mais especificamente, o estudo procurou verificar a existência (ou não) de diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre os índices motivacionais destas seis dimensões, controlando-se as seguintes variáveis: “Sexo”, “Grupo de Idade”, “Treinamento”, “Tempo de Prática”, “Freqüência de Prática” e “Modalidade”. O IMPRAF-126 (BALBINOTTI, 2003) foi respondido por 300 praticantes de ginástica em academias de Porto Alegre, de ambos os sexos e com idades variando entre 18 e 65 anos. Constatou-se que a dimensão que mais os motiva é a Saúde seguida, respectivamente, pelas dimensões Prazer, Estética, Controle de Estresse, Sociabilidade e Competitividade. Explica-se esse resultado quando identificamos o fator motivacional Saúde relacionado com a melhoria da aptidão física, com o incremento da vitalidade, com a diminuição de fatores de riscos para doenças, e ganhos na qualidade de vida. Quanto maior a faixa etária dos sujeitos pesquisados, maior foi o “valor” atribuído à dimensão Saúde. Outros importantes resultados estão apresentados e discutidos. Conclui-se que a motivação dos sujeitos testados se origina, predominantemente, por suas motivações extrínsecas. Novas pesquisas são importantes para que se possa melhor mapear as dimensões motivacionais de diferentes praticantes, de acordo com suas atividades físicas regulares.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26880

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.