Motivos do Abandono de Academias de Ginástica Por Universitários com Sobrepeso ou Obesidade

Por: Cláudio Córdova, João Bartholomeu Neto, Juliane Sousa Pinto, , Lilian Alves Pereira, Marcelo Magalhães Sales e Ricardo Yukio Asano.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O estudo tem como objetivo investigar e analisar os motivos do abandono da prática de atividades físicas em academias de ginástica por universitários com sobrepeso ou obesidade. A amostra foi composta por 30 universitários com sobrepeso ou obesidade, ex-frequentadores de academias de ginástica, não praticantes de atividades físicas sistematizadas na época da coleta, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 29 anos. A coleta de dados foi realizada nas dependências de um Centro Universitário da cidade de Gurupi-TO, inicialmente com avaliação inicial do Índice de Massa Corporal (IMC) para determinação da classificação da composição corporal dos participantes. Os universitários com condição de sobrepesado ou obesos foram convidados a participar de forma voluntária do estudo, respondendo a um questionário com perguntas relacionados ao abandono da prática de atividades físicas sistematizadas em academias de ginásticas e o não retorno as atividades. Os principais motivos para o abandono da prática de atividade física, foram: não atingir os objetivos (56,6%); falta de tempo (53,3%); problemas financeiros (50%) e não se adaptar com o instrutor (30%). Os indivíduos entrevistados citam 8 (oito) motivos principais para ainda não terem voltado à academia, sendo: falta de motivação pessoal (66,6%); salas com muitos alunos (50%); instrutores mal preparados (36,6%); falta de opções de horários nas modalidades (30%), falta de aulas motivantes (30%), dificuldade de atingir os objetivos (26,6%); falta de tempo pessoal (23,3%) e dificuldades financeiras (20%). Dessa forma, conclui-se que os principais motivos do abandono das atividades físicas em academias de ginástica por universitários com sobrepesados e/ou obesos foi não ter atingido o objetivo e que a motivação pessoal é o principal fator para não retornar à academia.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3714

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.