Motivos Para Abandono e Permanência na Carreira Docente em Educação Física

Por: e Naline Cristina Favatto.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.2 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os motivos que influenciam os professores de educação física a permanecer e abandonar a docência no início da carreira. Na pesquisa foram entrevistados 16 professores que tinham até quatro anos de magistério. A análise do conteúdo foi empregada para sistematizar as entrevistas. Os resultados evidenciaram que o desejo de abandonar a carreira estava vinculado a desvalorização financeira, desacordo com a rede de ensino, estresse, indisciplina dos alunos e receio de sofrer agressão física. Por outro lado, o desejo de permanecer na docência estava atrelado à necessidade financeira, segurança do vínculo empregatício como servidor público, identificação com a profissão, satisfação em trabalhar com crianças e auxiliar no processo de formação dos alunos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892019000200127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.