Motivos de Permanência dos Praticantes nos Programas de Exercícios Físicos Oferecidos Pelo Serrviço Social do Comércio-brasil

Por: Alexandre Palma de Oliveira, H. G. Resende, M. S. Castro, N. L. Silva e W. Monteiro.

Motricidade - v.6 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Uma das preocupações nos estudos de adesão recai na investigação dos motivos que justificam a permanência dos praticantes em programas de exercícios físicos. Neste sentido, o objetivo da presente investigação foi identificar os grupos (categorias) de motivos que influenciam a permanência de adolescentes, adultos e idosos nos programas de exercícios físicos oferecidos nos Centros de Atividades do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal do Brasil. Uma amostra representativa e aleatória de 986 indivíduos de ambos os sexos (15-89 anos) respondeu a um instrumento de coleta de dados para investigar aspectos sócio-demográficos e os motivos de permanência no referido programa. Os resultados revelaram que o bem-estar pessoal (91.9%) foi considerado o principal motivo para a manutenção da prática de exercícios físicos, entre todas as possibilidades existentes, seguido pela prevenção de doenças (82.8%), condicionamento físico (80.7%), empatia com o professor (79.2%), metodologia do trabalho desenvolvido (75.2%) e diversão (73.9%). Enquanto a prescrição médica tem alto potencial para estimular a inserção destes praticantes nos referidos programas, este motivo perde força no sentido de justificar a permanência da prática de exercícios físicos. Deste modo, é possível concluir que o bem-estar pessoal foi considerado o principal motivo alegado pelos participantes dos programas de exercícios físicos oferecidos pelo Serviço Social do Comércio - Brasil.

Endereço: http://www.revistamotricidade.com/arquivo/2010_vol6_n4/v6n4a04.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.