Resumo

Introdução: A prática esportiva pode ser uma ferramenta importante para que um indivíduo seja fisicamente ativo na idade adulta. No entanto, sabemos que nem todos passam por um processo adequado de iniciação esportiva durante a infância e a adolescência, que lhes permita escolher esse tipo de prática para o lazer e a manutenção da condição física quando adultos. Por outro lado, sabe se que mesmo nesta etapa da vida é possível aprender habilidades esportivas, por meio da utilização de processos de ensino e aprendizagem adequados a esta fase. Objetivo: Identificar os motivos que aproximam e afastam indivíduos adultos da prática de modalidades esportivas coletivas Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cuja amostra foi composta por nove adultos, com idades entre 23 e 49 anos, praticantes de aulas das modalidades vôlei, basquete e futebol. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados realizada através do método análise de conteúdo. Resultados: Percebemos que os motivos que aproximam e afastam os indivíduos da prática esportiva se manifestam ao longo de toda a vida, sendo que lembranças positivas e negativas influenciam em suas escolhas quando adultos. Os aspectos pedagógicos, relacionados ao papel do professor e ao modo como programas e seções de prática são elaborados, colaboram para que os sujeitos continuem engajados na prática por toda a vida. Fatores como rotina, trabalho e falta de tempo tendem a gerar um afastamento da prática. Conclusão: Apesar das barreiras, algumas questões como a percepção dos benefícios em decorrência do envolvimento com o esporte parecem superar as dificuldades que aparecem ao longo do tempo. Nota se também que os indivíduos adultos têm perspectivas futuras de continuar na prática quando escolhem ou encontram algo com o que se identificam

Acessar