Motivos e Representações de Praticantes Adultos e Idosos de Esportes Como Lazer do Município de Rio das Ostras - Rj

Por: ângela Ferreira Tavares.

74 páginas. 2010

Send to Kindle


Resumo

É raro encontrar adultos com mais de 30 anos de idade e, principalmente, idosos ,que sejam praticantes assíduos de esportes no Município de Rio das OstrasEstado do Rio de Janeiro. Esse estudo em motricidade humana teve por objetivo ,compreender quais são as representações sociais de adultos e idosos praticantes ,de atividades físicas e esportivas como lazer da referida cidade e buscar ,possíveis explicações sobre os antecedentes desses praticantes e as possíveis ,relações com as suas atividades atuais. Foram identificados apenas três grupos ,com as características do público alvo desejável e se prontificaram a responder a ,um questionário com perguntas fechadas e abertas. Dos 22 freqüentadores das ,práticas de esporte como lazer da referida cidade que responderam ao ,questionário, 13 freqüentam a rede da peteca na praia 4 vezes na semana, 6 ,jogam futebol 2 vezes e 3 indivíduos disputam seus games na academia de tênis. Os resultados apontaram para a importância que as experiências esportivas ,tiveram na vida das 20 pessoas que participavam das aulas de Educação Física ,na escola e todos os 22 pesquisados praticavam modalidades esportivas ,individuais e/ ou coletivas durante a infância. Os adultos entenderam que suas ,experiências motoras e rotinas saudáveis contribuíram para que sempre ,houvesse um esforço em tentar conciliar seus horários com as suas atividades ,profissionais e, aos idosos, adaptar as suas condições desfavoráveis de saúde e ,algumas limitações às atividades esportivas. Os principais motivos para que os ,mesmos se mantenham praticando esportes até hoje são: a socialização, os ,cuidados com o corpo e a saúde e o prazer em continuar praticando a atividade ,escolhida. 59% não encontram dificuldades para manter suas práticas esportivas ,enquanto outras encontram dificuldades com o preparo físico, contusões, a falta ,de tempo, as poucas opções de lazer que as políticas públicas oferecem, entre ,outras. Para os motivos que trazem mais alegrias e satisfações a esse público50% valorizam a socialização, 9 pessoas apontaram a saúde e o bem estaroutras a descontração e os desafios a serem superados. Tais desafios são: ,capacidades pessoais e sociais, melhoria na performance, apoio de políticas ,públicas na organização de competições e pelo incentivo ao jovem para ingressar ,no esporte. A expressão que melhor representaria as práticas esportivas para os ,entrevistados: 73% ressaltaram saúde ou longevidade, 41% entendem o esporte ,como prazer, dois indivíduos consideram uma forma de socializar e um ,respondente enfatizou como estratégia de diminuir a violência. As rotinas ,competitivas atuais adquiridas desde a infância facilitam o sucesso no combate à ,obesidade e ao sedentarismo na busca pela qualidade de vida.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2551&listaDetalhes%5B%5D=2551&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.