Motricidade e Arte: Um Relato de Experiência Sobre a Expressão Corporal Por Meio da Dança em Participantes do Projeto Talt

Por: Lavínia Teixeira-machado e Willamis Tenório Ramos.

VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana

Send to Kindle


Resumo

O relato de experiência de um aluno, membro do Grupo TALT, formado por pessoas com deficiência (PCD) de diversas condições clínicas, visa identificar a dança como potencial meio de convívio diante da diversidade e da inclusão social. O objetivo do estudo é discutir as relações do corpo com e sem deficiências e como elas interferem na percepção e expressão corporal; objetivos específicos: abordar o olhar do estudante inserido nesse contexto e relacionar os conceitos de corpo e motricidade no cenário da dança para pessoas com deficiência. As aulas de dança e as apresentações públicas são desenvolvidas em diversas localidades de forma integrada e colaborativa. Foi percebido que dançar tem papel fundamental na expressão corporal. Os benefícios que envolvem o fazer dança reverberam na qualidade de vida de pessoas com e sem deficiências. As apresentações artísticas realizadas no decorrer do ano proporcionaram o interesse cultural dos discentes do Campus da Saúde de Lagarto. Foi substancial a abordagem da dança na percepção do estudante da área de saúde inserido nesse contexto e relacionar os conceitos de corpo e motricidade no cenário da dança para pessoas com deficiência, como proposta de intervenção para a integração neuropsicomotora de pessoas com deficiência. Conclusão: Diante dos resultados que foram encontrados no projeto, acredita-se que a dança é um recurso que permite a manifestação de sentimentos e sensações internas, fazendo com que os participantes deste projeto possam se expressar de maneira significativa através da dança.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.