Resumo

O artigo analisa a produção do conhecimento da temática Motricidade Humana (MH) em 12 periódicos da Educação Física brasileira classificados como A e B pelo WebQualis da Capes no período de 2000-2015. Metodologicamente se caracterizou como um estudo quali-quantitativo de caráter bibliométrico. Como resultado foram encontrados 10 artigos e a análise do corpus indica que (a) a teoria da MH está fortemente vinculada aos cursos de formação em Educação Física do estado de São Paulo e (b) a veiculação de publicações sobre o tema se dá, predominantemente, em periódicos Paulistas. As temáticas abordadas nos artigos foram: (a) textos epistemológicos de análise da produção de conhecimento; (b) textos epistemológicos que tratam da concepção de corpo e saúde; (c) estudos que apresentam possibilidades com os tratos metodológicos no ensino das práticas corporais relacionadas à aplicação em escolas e na formação inicial universitária; (d) textos que versam sobre práticas corporais sob o viés da MH.

Palavras-chave: 

Referências

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. IJuí: Unijuí, 1999.

BRACHT, V.; FARIA, B. A.; ALMEIDA, F. Q.; GHIDETTI, F. F.; GOMES, I. M.; ROCHA, M. C.; MACHADO, T. S.; ALMEIDA, U. R. MORAES, C. E. A. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte 1. Movimento, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011.

BRACHT, V.; FARIA, B. A.; MORAES, C. E. A.; FERNANDES, E. S.; ALMEIDA, F. Q.; GHIDETTI, F. F.; GOMES, I. M.; ROCHA, M. C.; MACHADO, T. S.; ALMEIDA, U. R.; PENHA, V. M. A educação física escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte 2. Movimento, v. 18, n. 2, p. 11-37, 2012.

BUGARIM, M. C. P; NASCIMENTO, M. A. L. O ensino da motricidade humana nos currículos dos cursos de educação física. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v.18, n. 2, 19-25, 2010.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

FREIRE, E. S.; SILVA, S. A. P.; MIRANDA, M. L. J. Valores como conteúdo da educação física escolar: perspectiva a partir da motricidade humana. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, n. 4, p. 89-96, 2011.

GAMBOA, S. S. Teoria e prática: uma relação dinâmica e contraditória. Motrivivência, n. 8, p. 31-45, 1995.

GÁSPARI, J. C. Reconstruindo o lazer a partir de um periódico científico. Motriz, v. 11, n. 2, p. 131-140, 2005.

GÁSPARI, J. C.; SCHWARTZ, G. M. Vivências em arte circense: motivos de aderência e expectativas. Motriz, v. 13, n. 3, p. 158-164, 2007.

GONÇALVES JUNIOR, L. Dialogando sobre a capoeira: possibilidades de intervenção a partir da motricidade humana. Motriz, v. 15, n. 3, p. 700-707, 2009.

INFORSATO, C. F.; FIORANTE, F. B. Corporeidade: por uma abordagem humanizadora do corpo em busca da existencialidade. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 9, n. 2, p. 135-144, 2010.

KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo e...“mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. Campinas: Papirus, 1983.

NOVAES, C. R. B. Ciência e o conceito de corpo e saúde na Educação Física. Motriz, v. 15, n. 2, p. 383-395, 2009.

PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

RODRIGUES, C.; GONÇALVES JUNIOR, L. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, v. 15, n. 4, p. 987-995, 2009.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, n. 1, p. 5-23, 2008.

SÉRGIO, M. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

SÉRGIO, M. Motricidade Humana e saúde. Revista da Educação Física/UEM, v. 12, n. 2, p. 129-138, 2001.

SÉRGIO, M. Um corte epistemológico: da educação física à motricidade humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

SÉRGIO, M. Motricidade humana: um paradigma emergente. Blumenau: Editora da FURB, 1995.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O., BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

TERRA NOVA, J. V. S.; GOIS, C.; ZOBOLI, F.; BOMFIM, E. S. M.; OLIVEIRA, S. S.; SILVA, R. I. Tema corpo nas publicações da revista Motriz (1995-2012). Educação Física em Revista, v. 9, n. 1, p. 74-95, 2015.

TOJAL, J. B. A. G. Motricidade Humana. In: FENSTERSEIFER, P. E.; GONZALEZ, F. J. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2005. p. 292-295

Acessar