Resumo

Projeto: Ação pedagógica da escola pela via da interdisciplinariedade. Entre as prioridades da Secretaria Municipal de Educação, nesta gestão, destaca-se a busca de uma Nova Qualidade de Ensino. Esta prioridade vem se concretizando desde 1989 por várias ações, entre as quais o Movimento de Reorientação Curricular. Reafirmamos aqui que o atendimento de reorientação curricular é um processo de construção coletiva do qual participam, necessariamente, diferentes grupos de interlocução: a escola, a comunidade e os especialistas nas diferentes áreas do conhecimento. Os dois primeiros momentos deste movimento, a Problematização e a Sistematização (em seu primeiro nível) atingiram a rede e toda a sua extensão e modalidades de ensino. A reorientação curricular prévia garante o estímulo e o apoio ao desenvolvimento de projetos gerados pelas próprias escolas, buscando avançar na direção de sua autonomia. Simultaneamente, conforme havia sido previsto, iniciou-se o projeto de interdisciplinariedade. As equipes multidisciplinares dos Núcleos de Ação Educativa, Diretoria de Orientação Técnica e das Escolas Piloto, com assessoria de professores universitários, empenharam-se na construção coletiva dos caminhos desta proposta. Aconteceram conquistas, confrontos e conflitos; viveram-se ansiedades, alegrias e tristezas.

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