Mudança Social e Futebol: o Caso de Santa Rosa

Por: Marcia da Silva Damazio.

166 páginas. 1998 13/09/1998

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo está voltado para as inter-relações entre as mudanças sociais processadas na comunidade rural de Santa Rosa (Teresópolis-RJ) e as manifestações na esfera do lazer, enfatizando o futebol em suas. Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem etnográfica, em que diferentes instrumentos são utilizados para a coleta de informações: entrevistas, observação do cotidiano e análise de fontes históricas orais e documentais. Os moradores apontam o futebol e as atividades religiosas como momentos coletivos de descontração, de interação social e de identificação com o local. O interesse pelos jogos foi se deslocando para a busca de resultados, para um intercâmbio mais amplo e para um nível de seriedade e organização, de forma a se aproximar do esporte no sentido moderno do termo atribuído por Elias (1985). A questão da mudança social foi analisada na perspectiva teórica de Boudon (1984, 1995), e a partir do papel dos diferentes agentes sociais que interagiram/interagem na comunidade em estudo.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=588&listaDetalhes%5B%5D=588&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.