Mudanças de Horizonte no GTT Atividade Física e Saúde: Reflexões Sobre o Sistema único de Saúde

Parte de Atividade Física e Saúde . páginas 101

Resumo

Introdução

Por que é tão relevante debater sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do GTT de Atividade Física do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)?

Atribui-se essa importância ao fato de o SUS ser reconhecido como um dos maiores avanços sociais, criado por meio da Lei Orgânica nº 8.080/90 e instituído:

pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, de administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. À inicia- tiva privada é permitido participar de Sistema de maneira complementar (BRASIL, 2000, p. 5).

O SUS compõe as reformas no âmbito da saúde, no Brasil, da década de 1980, inserindo-se acentuadamente no processo de redemocratização do país, cuja área da Saúde era norteada sob a ótica do modelo centralizador, burocrático, restrito e marcado pela exclusão (SENNA, 2002). Destaca-se a importância de o SUS integrar o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, cuja aspiração pautava-se na reestruturação do sistema de saúde do país, uma vez que seu propósito era obter eficácia, bem como ser aces- sível a todas as pessoas. Conforme ressaltam Nova, Barboni e Assis (2005, p. 568):