Mudanças Estruturais do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Por: Edson Ledoux.

112 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo visou detectar as influências das atitudes da comunidade do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foram consideradas proposições de mudanças na sua estrutura organizacional. Desenvolveu-se o trabalho enfocando questões relacionadas à vida profissional e individual de cada integrante do CDS e o grau de influenciação dessas variáveis na definição de propostas de mudanças. O estudo trata essencialmente do aspecto motivacional, levando em consideração propostas de mudanças. A orientação geral do tratamento do assunto abordado foi estabelecida através de correlações entre fatores como: ,a) características pessoais; ,b) experiências profissionais; ,c) satisfação ou insatisfação com a carreira e ,d) desejos variáveis quanto às diversas alternativas de mudanças ou não. Essas correlações nos mostram o conjunto das percepções que os indivíduos têm a respeito da organização em que trabalham e que podem influenciar o seu comportamento e desempenho. Chegamos à conclusão que um determinado fato será, a um mesmo tempo, processado e avaliado de forma distinta pelos vários membros da comunidade do CDS. O trabalho desenvolvido não pretende em hipótese alguma encerrar as discussões sobre o tema aqui proposto. Contudo, permitiu-nos concluir que qualquer proposta de alteração sempre deve ponderar as opiniões do grupo envolvido, sob pena de não se conseguir atingir os objetivos propostos na amplitude. Embora as opiniões do grupo dificilmente sejam cem por cento convergentes, foi possível definir fatores que influenciassem no desejo e no interesse de mudanças do grupo. Esses fatores incluem o grau de satisfação / insatisfação com a vida e a carreira, experiências profissionais, idade, sexo e tempo de serviço, para citar os mais importantes. Constatamos que os resultados obtidos em nossa pesquisa espelham outros estudos sobre o comportamento humano. Por exemplo, grande parte dos entrevistados insatisfeitos com a carreira não têm interesse maior em discutir ou mesmo propor mudanças, haja vista que estão ainda insatisfeitos com a vida particular e a preocupação imediata é seu bem-estar pessoal.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=259&listaDetalhes%5B%5D=259&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.