Mudanças no Mundo do Trabalho: Acertos e Desacertos na Proposta Curricular Para o Ensino Médio (resolução Cne 03/98) – Diferenças Entre Formação Técnica e Formação Tecnológica (editorial)

Por: Maria Rita Neto Sales Oliveira.

Educação e Sociedade - v.21 - n.70 - 2000

Send to Kindle


Resumo

O texto analisa a nova proposta curricular para o ensino médio, particularmente no que se refere à educação profissional, focalizando a diferença entre formação técnica e tecnológica, nos âmbitos do discurso oficial e da implantação da proposta. Aborda-se a questão de contradições no estudo da relação entre a proposta e as mudanças no setor produtivo, ligadas as novas exigências de formação e qualificação profissional. Com base em dados de pesquisa empírica, a partir da implantação da reforma em escolas técnicas, o texto discute propriedades da pratica escolar no ensino tecnológico, sinalizando a perda de identidade dessas escolas, no contexto da reforma, no sentido de viabilizar um processo formativo de educação tecnológica comprometido com a democratização educacional.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.