Mudanças nas Variaveis de Aptidão Fisica Numa Equipe de Futebol da 1ª Divisão do Campeonato Nacional Durante Uma Pre-temporada

Por: Leonardo Gonçalves da Silva Neto.

2006 24/02/2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de contribuir para os estudos no Brasil voltados para a avaliação da aptidão física e das respostas das capacidades físicas de futebolistas ao treinamento específico da pré-temporada, investigando como se apresentam as diferentes características antropométricas e fisiológicas de futebolistas profissionais, obtidas no início e no final da pré-temporada para o campeonato nacional da 1ª divisão. Para tanto, Foram avaliados 26 futebolistas, com idade de 18 a 35 anos. Os participantes foram submetidos a medidas antropométricas (estatura, massa corporal, somatório de dobras, percentual de gordura, massa de gordura, massa corporal magra e área muscular da coxa), testes físicos (YoYo Intermitente de Recuperação, velocidade, velocidade repetida de Bangsbo, salto vertical e salto vertical contínuo) em dois momentos: no início e no final da pré-temporada. Os resultados evidenciam diferenças estatisticamente significantes (p<0.05) em todas as medidas antropométricas e nos testes de YoYo intermitente de recuperação, velocidade na distância de 5m e 20m, velocidade repetida, salto vertical saindo da posição estática, salto vertical com contramovimento e sem auxilio dos braços e saltos verticais contínuo durante 15s. Desse modo, conclui-se que ao final da pré-temporada houve manutenção dos valores de massa corporal, diminuição da adiposidade corporal, aumento da musculosidade corporal e do desempenho físico relativo a resistência específica do futebol, velocidade, força e potência muscular.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000383584&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.