Integra

Ainda estamos tentando assimilar a falta do amigo Ademir, que nos deixou, mas deixou um enorme legado emocional e acadêmico. Com respeito a esse segundo, queria rememorar os esforços no estudo do desenvolvimento infantil, e da educação física infantil. Sendo concreto, deixo algumas produções recentes que certamente irão povoar nossas pesquisas por um bom tempo:

O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas

Hugo Cavalcante Vasques, Giovanna Sayuri Garbelini Ota, Ademir De Marco

Educação física na educação infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses

Laís Marconato Corsi, Ademir De Marco, Teresa Ontañón

Capítulo do livro: “Circo, desenvolvimento e educação infantil” in: Bortoleto, Marco Antonio Coelho; Barragán, Teresa Ontañón; Silva, Erminia. 2016. Circo: horizontes educativos. Campinas: Autores Associados.

Resenha: Ademir De Marco busca discutir as contribuições que o circo tende a oferecer para o desenvolvimento pleno da criança nas dimensões cognitiva, afetiva, social e motora. São apresentadas as relações do circo com o desenvolvimento infantil por meio de jogos malabarísticos. Para apresentar as contribuições psicológicas e neurológicas, utilizam-se referenciais teóricos do desenvolvimento motor como Maslow e Gesell. O autor discute as contribuições psicológicas provenientes das atividades circenses, elencando o jogo como uma tarefa que contribui para este processo. Os jogos malabarísticos são apontados como um apoio para o desenvolvimento motor em geral, sendo apresentada a possibilidade do trabalho interdisciplinar das AC na escola objetivando o desenvolvimento integral da criança.

Extraído de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072020000100704&tlng=pt

Pro-Posições vol.31 Campinas 2020 Epub Apr 22, 2020

e tem muito mais: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/705

Vale recordar nosso saudoso mestre, também, por uma atividade que ele criou e a qual eu tive o prazer se ser o "fiel escudeiro" por 4 ou 5 oferecimento (anos). Me refiro ao Projeto Farra nas Férias, realizado anualmente na FEF-UNICAMP, com apoio da Reitoria e do GGBS e que oferece semanas de colônia de férias para filhas/os de funcionários da Unicamp. Uma ação que se tornou um fantástico espaço formativo para nossos alunos e uma enorme expectativa para dezenas de crianças (incluindo minhas filhas) todos os anos.

Nas últimas duas (acho) edições, a Profa. Olivia coordenou o projeto, e por isso esperamos que a atividade continue existindo! Novamente, OBRIGADO, querido Prof. Dr. Ademir de Marco.

Mais: FARRA NAS FÉRIAS: o projeto Farra nas Férias, realizado anualmente na FEF-UNICAMP com apoio da Reitoria e do GGBS, oferece semanas de colônia de férias para filhas/os de funcionárias/osos da Unicamp.  A ação se tornou um importante espaço formativo para dezenas de graduandas/os, gerando muita expectativa em dezenas de crianças. Jornal da Unicamp 2019 - Reportagem site DEDIC -  Comunicação em congresso -  Livro do projeto - Prefácio .

O Professor Ademir, construiu ao longo de muitos anos, um importante movimento no interior da Unicamp. Me refiro aos projetos (aulas, pesquisa, ...) realizados entre a FEF e os espaços educativos (CECI, PRODECAD, E.E. Sérgio Porto, ...) da própria Unicamp.  Com uma habilidade invejável, Ademir conseguiu conectar educadores que atuam nas "escolas" situadas no interior da Unicamp com aquelas atividades realizadas na Faculdade de Educação Física, ampliando de modo significativo as possibilidade de aprendizagens para nossos/as alunos/as e também, o leque de possibilidades de vivências para as crianças. E, ainda com mais habilidade, foi criando uma rede de apoiadores, dentre os quais eu me encontrava, que contribuíram oferecendo suporte pedagógico e investigativo nas áreas específicas (esportes, jogos, lazer, ... e eu com a ginástica e o circo). Assim, cotidianamente, víamos nossos alunos frequentando as escolas da Unicamp e também nossa faculdade sendo frequentada pelas crianças que estudam na Unicamp. E, é essa vitalidade, essa energia que as crianças possuem, que tornava, com frequência, nossos espaços mais felizes, vividos e cheios de entusiasmo. Certamente, algumas dessas crianças conheceram mais e melhor a FEF que muitos dos estudantes da Unicamp, vendo que ali poderia ser no futuro um espaço de formação acadˆmico-profissional e também um espaço de convivência, rico em diversidade, práticas corporais e promotor de uma vida alegre e saudável. Não podemos deixar esse legado para trás!!!
 
Mais informações: 
https://proceedings.science/unicamp-pibic/pibic-2015/autores/ademir-de-marco
https://proceedings.science/unicamp-pibic/pibic-2015/papers/educacao-infantil-----planejamento-pedagogico-integrado-com-a-educacao-fisica-
https://proceedings.science/unicamp-pibic/pibic-2015/papers/criacao-de-um-espaco-pedagogico-interdisciplinar-para-a-estimulacao-integral-na-educacao-infantil--0-a-48-meses--