Mulheres em Campo Driblando Preconceitos

Por: Antonia Ceva, Liliane Brum Ribeiro, Livia Nascimento Monteiro e Paulo Correa, Schuma Schumaher.

Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero - v.4 - n.6 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Nos meses de junho e julho de 2014, o Brasil recebeu a Copa do Mundo de futebol masculino. Nesse contexto de grande efervescência do esporte que se caracteriza como paixão nacional, propomos um outro olhar sobre o futebol. Para evidenciar a invisibilidade que acompanha as mulheres que ousam se aventurar pelos gramados, a Redeh organizou a exposição Mulheres em Campo Driblando Preconceitos, no Museu da República, Rio de Janeiro, onde cada visitante, além de convidado a refletir sobre questões de gênero e esporte pôde descobrir “onde estão as mulheres no futebol, no país do futebol?”4 . Da primeira partida de futebol feminino no Brasil, até hoje, quase cem anos se passaram. Um século de bola rolando e de conquistas das mulheres com avanços, impedimentos, bandeiradas, preconceitos e dificuldades. Cartão amarelo, ou vermelho, não faltou! E, claro, também muitos gols!

Endereço: http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/publicacoes/revista-anual-do-observatorio-brasil-da-igualdade-de-genero/at_download/file

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.