Mulheres & Esporte: Análise da Publicidade do Rúgbi Feminino no Brasil

Por: José Carlos Marques e Marta Regina Garcia Cafeo.

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho analisa o filme publicitário “Marido Caprichoso”, veiculado pela Confederação Brasileira de Rúgbi, na divulgação da terceira etapa fixa do Circuito Mundial de Rúgbi Feminino, realizada no Brasil em 2014. A discussão se inicia com uma breve apresentação da trajetória das mulheres no esporte, relatando os fatores enraizados na cultura popular das desigualdades entre ambos os sexos, que destacam a superioridade dos homens em relação às mulheres. Na sequência é apresentado o rúgbi, modalidade que volta a competir nos Jogos Olímpicos de 2016, e a história da Seleção Brasileira de Rúgbi. Por fim, é descrito o filme publicitário e realizada a análise, que leva em consideração as questões de gêneros, em especial os obstáculos que as mulheres esportistas enfrentam, ligados às questões de masculinidade e feminilidade, as obrigações para com a família e a sociedade.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.