Mulheres Que Nadam Contra o Tempo - Análise dos Significados Que Emergem do Discurso das Nadadoras Acima da Meia Idade Sobre a Prática da Natação Competitiva.

Por: Roberta Carolina Valle da Trindade.

118 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

o foco deste estudo foram os significados que emergem da prática da natação competitiva por mulheres acima da meia idade (55 anos). Inserida no contexto epistemológico da motricidade hum~ esta pesquisa se propôs a interpretar a natação como conduta motora imbuída de uma intencionalidade. através da consciência operante dessas mulheres. Neste contexto, investigamos a natação competitiva, como um fenômeno que se manifesta com o intuito de preencher positivamente as carências que surgem no processo de envelhecimento adquirindo valor ou significado de uma qualidade doadora de sentido à vida e à existência feminina. O objetivo geral foi desvelar, interpretar e analisar os significados da prática da natação competitiva que emergem do discurso das nadadoras acima da meia-idade. Os objetivos especificos foram: (1) relacionar a vitória, a obtenção da medalha e ~ redução do tempo na competição ao desejo de auto-superação das nadadoras acima da meia-idade, (2) investigar a possibilidade da participação de mulheres acima da meia-idade em competições se apresentar como oposição aos estereótipos femininos convencionados para as mulheres dessa faixa etária. (3) apontar a possibilidade da vivência competitiva da natação servir como estímulo à construção e à realização de objetivos e projetos. A relevância consiste em destacar as relações que se estabelecem para o corpo feminino acima da meia-idade, sujeitas a uma construção sócio-histórica e cultural do corpo. A amostra foi constituída de 10 atletas, 5 nadadoras Master do: Fluminense Football Clube e 5 nadadoras do Clube de Regatas Flamengo. Para análise das entrevistas, utilizamos o suporte teórico metodológico das Representações e Análise do discurso. A partir das análises, nos foi possível identificar, as representações das nadadoras sobre os significados de alguns elementos que constituem a prática competitiva: competição, vitória, treino, medalha, derrota, resultado, tempo e natação. logo em seguida nos deparamos com questões sócio-históricas específicas da mulher que influenciaram a iniciação e a permanência no esporte. Essas questões foram interpretadas sob a ótica da categoria gênero. Concluímos que a representação da natação competitiva, presente no discurso das nadadoras master, destaca o valor que esta adquire, ao suprir as carências de ordem física e biológica, psico-emocional e sóciocultural.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2286&listaDetalhes%5B%5D=2286&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.