Multidisciplinaridade na Prática: a Relação Entre Educação Física e Matemática e Suas Colaborações Mútuas no Desenvolvimento Cognitivo de Escolares da Educação Infantil

Por: Alessandro Jesus do Carmo, Anderson Pontes Morales, Carlos Magno Monteiro da Silva e Vernon Furtado da Silva.

Pensar a Prática - v.12 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este artigo resulta de um estudo qualitativo e quantitativo envolvendo um trabalho de campo com crianças alunas de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foram utilizados os resultados da avaliação acadêmica de Matemática e aplicados os testes da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, buscando-se verificar, através destes, quais atividades motoras estão mais relacionadas com aspectos cognitivos de alta demanda da referida bateria, relacionando-se estas com o aprendizado de matemática. Este artigo propõe-se a verificar uma probabilística interação entre os conteúdos de aprendizagem hábil-motriz e a matemática. Os resultados definidos por instrumentais estatísticos mostraram a existência desta relação em crianças em nível da quinta,mas não nas da segunda série.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6433/5356

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.