Múltiplos Olhares Para o Portador de Deficiência Mental: as Representações dos Professores de Educação Física

Por: Maria Christina da Costa Farias.

114 páginas. 1997 12/08/1997

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho visa identificar as diferentes representações sociais dos professores de educação física, acerca de seus alunos portadores de deficiência mental. Este estudo parte do pressuposto de que as maneiras de ser e de ensinar dos professores estão diretamente interligada uma com a outra (Nóvoa, 1992). O professor, enquanto sujeito histórico social, constrói suas representações a partir das interações sociais estabelecidas com o meio em que vive. As representações serão responsáveis ou não na efetivação das práticas pedagógicas destes educadores. Isso implica dizer que, no caso desta pesquisa, também os professores de educação física que trabalham com alunos portadores de deficiência elaboram suas aulas de acordo com as concepções que possuem acerca da deficiência. Para que se possa compreender quem são estes alunos mencionados, o indivíduo portador de deficiência, num primeiro momento são apresentados nas suas realidades histórica e social, que há muito tempo é marcada por valores estigmatizantes construídos a partir das interações sociais. Adotando os princípios metodológicos da análise do discurso, propugnada por Orlandi, entrecruzada com o pensamento de Bakhtin, são focalizadas, através do dito e do não dito, nas falas dos professores entrevistados, as concepções que estes possuem a respeito de seus alunos, buscando como referência teórica autores como Vygotsky, Foucault e Goffman. Desse modo, a pesquisa pode ser caracterizada como um percurso ao ,encontro da palavra daqueles que constituem o cotidiano das escolas especiais, como também encontrar outros significados para a educação física que trabalha com alunos portadores ou não de deficiência.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=596&listaDetalhes%5B%5D=596&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.