Museu do Brinquedo: a Arte do Movimento na Construção da Identidade Cultural

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o Museu do Brinquedo Popular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Cidade Alta – IFRN/CAL, com intuito de evidenciar as práticas lúdicas e atividades educativas que ele proporciona à sociedade potiguar.
A relevância deste estudo se deve ao fato de o Museu do Brinquedo Popular IFRN/CAL proporcionar, através de suas atividades, a construção de valores humanos e sociais, além de conhecimento cultural, contribuindo assim para a memória da sociedade potiguar através de seu acervo. As opções metodológicas da pesquisa se resumem em duas abordagens. A primeira abordagem resume-se à uma pesquisa-ação, a qual compreende intervir no espaço a fim de modificá-lo, realizando um diagnóstico e uma análise deste, levando para a instituição a possibilidade de oficinas de jogos e brincadeiras populares para realizar a apreciação da socialização causada pelo uso compartilhado do espaço. A segunda abordagem trata do método bibliográ fico, com levantamento dos registros de leitura em documentos impressos, utilizando-se de dados teóricos já trabalhados por outros pesquisadores. Essas abordagens metodológicas buscam avaliar as influências causadas pelas atividades que serão implementadas nas visitas ao museu do brinquedo, verificando assim as mudanças ocorridas nas visitas realizadas. Espera-se, com a realização deste estudo, ampliar a compreensão das práticas visando descobrir até que ponto as teorias abordadas podem desenvolver ligações com estas, reconhecendo a importância do museu do brinquedo como espaço de valorização local, na medida em que podem contribuir para uma política cultural criativa, aberta e descentralizada. Podendo ainda tornar em um fator de acesso ao conhecimento, promotor da cultura, da coesão econômica e social e de de senvolvimento regional e local.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.