Música, Dança e Folclore: Interfaces a Partir da Experiência da Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê

Por: Emanuel Crispim Vasconcelos, Erivelton Rodrigues da Silva, Fabio Luan Veloso Caldeira, Isabela Veloso Lopes Versiani e José Roberto Lopes de Sales.

I Simpósio de Educação Física da Unimontes

Send to Kindle


Resumo

Pesquisas que versam sobre as manifestações culturais presentes em nossa sociedade tem sido objeto de estudo e reflexão de diversas áreas do conhecimento, podendo estabelecer diferentes enfoques e relações. Considera-se o Folclore como um conjunto de criações culturais que revelam identidades e tradições que perpassam relações diretas com a música e com a dança como exemplos de suas manifestações na sociedade. Nesse sentido, o presente relato tem como objetivo aprofundar na análise de algumas das relações que podem ser estabelecidas entre música e dança por meio do Folclore.  A metodologia baseou-se em um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir das vivências da Companhia de Danças Parafolclóricas Saruê.  Como resultado, evidencia-se no Grupo uma estreita ligação entre música e dança, na qual ambas se complementam como instrumentos para disseminar o Folclore e algumas de suas manifestações para diferentes espaços e públicos.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.