Resumo

A música como estratégia pedagógica se decorre do projeto: "Yoga na escola: sistematização das intervenções em alunos e professores", financiado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pelo programa Núcleo de Ensino. O projeto procura desenvolver um caminho metodológico participativo, pesquisa ação, o qual se preocupa em produzir, por meio da prática de Yoga, um material didático que auxilie o professor de Educação Física a trabalhar o conteúdo Práticas Corporais Alternativas (PCA). Assim, trabalhar conceitos e atividades que desenvolvam: a expressividade do aluno, concentração, autoestima, como também o autoconhecimento, sendo o último o principal objetivo do projeto. Atuar na Educação Infantil e Fundamental I é produzir conhecimentos por meio de atividades lúdicas, recreativas, jogos e brincadeiras para desenvolver as potencialidades do aluno e contribuir para a formação. E para a prática de Yoga, o uso de jogos e brincadeiras promovem uma maior participação e compreensão do aluno para a prática, como também o contar histórias e cantar músicas. O trabalho objetiva verificar o uso de músicas, tanto cantar como tocar instrumentos, como estratégia de ensino. Uma revisão bibliográfica foi realizada visando a escolha dos recursos didáticos, para uma posterior intervenção pratica no projeto do Núcleo de Ensino. A prática de Yoga é uma forma de estudo do corpo e da mente, assim seus princípios caminham das posturas (asanas), práticas respiratórias (pranayamas), abstração dos sentidos, concentração, limpeza, conscientização para a meditação. No espaço escolar desenvolver atividades que trabalhem estes princípios contribuem para a formação. No Yoga existem princípios morais e éticos (yamas e niyamas), os quais dialogam com a cultura ocidental, para contribuir com o autoconhecimento, pois são neles que trabalhamos a observação, reflexão e mudança de atitude. A prática de Yoga desencadeia no praticante, das várias idades, uma mudança na forma de levar a vida e também favorece a saúde. Para desenvolver mudança na vida é necessário pensar em estratégias que se aproximam das experiências do iniciante. Na escola, não é diferente, sendo necessário o uso das diferentes linguagens (oral, escrita, corporal, musical) para facilitar o acesso aos conhecimentos envolvidos na prática e sua apropriação. O ato de cantar estimula a audição, desenvolve a fala, promove o movimento e desenvolve a memorização e atenção. Portanto, cantar fortalece as linguagens que favorecerão o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho possibilitou verificar que o uso da música aplicada ao ensino beneficia a inserção da prática de Yoga, devido ao diálogo entre as linguagens e, por contribuir para a formação integral do aluno. 

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